segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pinturas Corporais

   Uma das caracteristicas que mais marcam a cultura indígena no geral é a pintura corporal, que pode ser vista como tão necessaria e importante esteticamente, como a roupa usada pelo "homem branco". Os materiais usados normalmente para isso são as tintas como o urucum que produz o vermelho, o jenipapo da qual se adquire uma coloração azul marinho quase preto, o pó do carvão  que é utilizado no corpo sobre uma camada de suco de pau-de-leite, e o calcáreo da qual se extrae a cor branca.

   O processo de preparaçãoda tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão para deversificar as cores. Essa pintura corporal tem como objetivo definir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e, em alguns casos mostrar o estado civil.
   As formas de expressão indígena são muito variadas e retratam os sentimentos desse povo. Pintam o corpo para enfeitá-lo, para defendê-lo do sol, dos insetos, e também dos maus espiritos. A pintura corporal para os índios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário